A primeira etapa da terceira edição da corrida Eco Runner aconteceu neste domingo (22/05) no clube Luso Brasileiro em Bauru. A competição previa 400 inscrições oficiais, entre crianças, adultos e idosos, mas os números chegaram a quase 500 pessoas efetivamente participantes. O evento é uma iniciativa do grupo Life Sports com objetivo de promover a prática de atividade física para a população.
Largada da 1º fase da 3º Eco Runner
Luiz Felício Lacerda, maratonista e fundador do projeto Life Sports, explica que a corrida se divide em 4 etapas: água, terra, fogo e ar. Na etapa água, as modalidades são corrida de 5km, corrida de 10km e caminhada de 5km. “O intuito da maratona é que na etapa água os participantes comecem com uma caminhada e até o final da competição eles já estejam correndo, promovendo a pratica de exercício físico o ano todo”, afirma Felício.
José Fernando Carneiro, 46 anos, sempre participa das corridas que acontecem em Bauru e região. “Eu acompanho pelo site de esportes e também cadastro meu e-mail para receber notícias sobre as maratonas. Eu gosto de participar desses eventos. É um meio de estimular os amigos”, comenta. Pela primeira vez, José não veio sozinho, sua esposa Luzia Aparecida Xavier Carneiro quis experimentar um pouco do clima da caminhada. “Eu nunca tinha participado desses eventos. Geralmente eu só acompanho o José, mas hoje eu resolvi caminhar. Ele serve de exemplo para mim”, explica Luzia.
Messias Ribeiro da Silva (foto ao lado) irá completar 81 anos em junho e não deixou de participar da Eco Runner. Um exemplo para os outros participantes, Messias não se ateve à caminhada de 5 km, o aposentado correu os 10 km e se classificou em primeiro lugar na categoria acima de 70 anos.
“É bom participar da corrida pelo bem estar da saúde e pela amizade também. Quando eu chego para participar o pessoal faz a maior festa. Eu pratico todos os esportes: vôlei, basquete, nado, ando de bicicleta, jogo futebol de salão no gol, faço tudo”, comenta Messias.
O advogado e psicólogo, Domingos Dias, saiu de Perdeneiras e veio até Bauru para participar da Eco Runner e pretende completar todas as etapas da competição. Aos 68 anos, Domingos valoriza muito o esporte. “É uma coisa maravilhosa, essa alegria, essa saúde, é só satisfação. Aqui eu esqueço dos problemas e me sinto bem, saudável” diz Domingos.
O primeiro participante a cruzar a linha se chegada foi o jovem de 22 anos, Rafael Barbosa de Souza (foto ao lado), da cidade de Guaiçara. Com um minuto de vantagem para o segundo competidor, Rafael fez uma corrida tranqüila. A primeira mulher a terminar a competição foi Loislane Silva de 16 anos.
A próxima etapa da Eco Runner 2011 acontecerá em agosto. Luiz Felício lembra que as pessoas devem se despertar para cuidar do meio ambiente. A corrida agrega um valor de preservação que leva ao cidadão os cuidados de vida que devem ser mantidos para as próximas gerações. “O meio ambiente é tudo. A gente depende do meio ambiente para ter uma vida mais saudável”, finaliza Felício.
Créditos das fotos: Lívia Neves