Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Domingo é agitado para os atletas da região

Eco Runner reúne mais de 400 pessoas em prol da atividade física

Por Lívia Neves

A primeira etapa da terceira edição da corrida Eco Runner aconteceu neste domingo (22/05) no clube Luso Brasileiro em Bauru. A competição previa 400 inscrições oficiais, entre crianças, adultos e idosos, mas os números chegaram a quase 500 pessoas efetivamente participantes. O evento é uma iniciativa do grupo Life Sports com objetivo de promover a prática de atividade física para a população.

Largada da 1º fase da 3º Eco Runner

Luiz Felício Lacerda, maratonista e fundador do projeto Life Sports, explica que a corrida se divide em 4 etapas: água, terra, fogo e ar. Na etapa água, as modalidades são corrida de 5km, corrida de 10km e caminhada de 5km. “O intuito da maratona é que na etapa água os participantes comecem com uma caminhada e até o final da competição eles já estejam correndo, promovendo a pratica de exercício físico o ano todo”, afirma Felício.

José Fernando Carneiro, 46 anos, sempre participa das corridas que acontecem em Bauru e região. “Eu acompanho pelo site de esportes e também cadastro meu e-mail para receber notícias sobre as maratonas. Eu gosto de participar desses eventos. É um meio de estimular os amigos”, comenta. Pela primeira vez, José não veio sozinho, sua esposa Luzia Aparecida Xavier Carneiro quis experimentar um pouco do clima da caminhada. “Eu nunca tinha participado desses eventos. Geralmente eu só acompanho o José, mas hoje eu resolvi caminhar. Ele serve de exemplo para mim”, explica Luzia.

Messias Ribeiro da Silva (foto ao lado) irá completar 81 anos em junho e não deixou de participar da Eco Runner. Um exemplo para os outros participantes, Messias não se ateve à caminhada de 5 km, o aposentado correu os 10 km e se classificou em primeiro lugar na categoria acima de 70 anos.

É bom participar da corrida pelo bem estar da saúde e pela amizade também. Quando eu chego para participar o pessoal faz a maior festa. Eu pratico todos os esportes: vôlei, basquete, nado, ando de bicicleta, jogo futebol de salão no gol, faço tudo”, comenta Messias.

O advogado e psicólogo, Domingos Dias, saiu de Perdeneiras e veio até Bauru para participar da Eco Runner e pretende completar todas as etapas da competição. Aos 68 anos, Domingos valoriza muito o esporte. “É uma coisa maravilhosa, essa alegria, essa saúde, é só satisfação. Aqui eu esqueço dos problemas e me sinto bem, saudável” diz Domingos.

O primeiro participante a cruzar a linha se chegada foi o jovem de 22 anos, Rafael Barbosa de Souza (foto ao lado), da cidade de Guaiçara. Com um minuto de vantagem para o segundo competidor, Rafael fez uma corrida tranqüila. A primeira mulher a terminar a competição foi Loislane Silva de 16 anos.

A próxima etapa da Eco Runner 2011 acontecerá em agosto. Luiz Felício lembra que as pessoas devem se despertar para cuidar do meio ambiente. A corrida agrega um valor de preservação que leva ao cidadão os cuidados de vida que devem ser mantidos para as próximas gerações. “O meio ambiente é tudo. A gente depende do meio ambiente para ter uma vida mais saudável”, finaliza Felício.



Créditos das fotos: Lívia Neves

sexta-feira, 6 de maio de 2011

Final alvinegra gera grande expectativa

Como ocorreu há dois anos, Corinthians e Santos reeditam final do Paulistão


Por Vinicius Garcia


Como em 2009, Corinthians e Santos definirão a final do Campeonato Paulista. Mas desta vez a vantagem é da equipe da Baixada. Ambos conquistaram a mesma quantia de pontos na fase de classificação, mas as duas vitórias do Peixe nas quartas e semifinais definiram o mando de campo da equipe do técnico Muricy Ramalho.

Além do Paulistão, Liedson e Elano travam duelo particular pela artilharia (Crédito: globoesporte)

32 mil ingressos já foram vendidos para a primeira partida da decisão no Pacaembu. Restam apenas mais quatro mil entradas, que devem ser esgotadas na tarde de hoje. Empolgação não falta para os corintianos. É o caso do torcedor Tiago de Souza Gomes, que diz que “mesmo que Santos tenha um elenco melhor, o Corinthians tem um time experiente e que cresce nas finais, assim deve vencer no Pacaembu”.

Para o duelo, o técnico Tite deve sacar o Dentinho e promover a entrada de Willian no time titular. O atacante que marcou 12 gols com a camisa do Figueirense na série B do ano passado, estufou a rede duas vezes nos últimos dois jogos, gols que definiram as classificações do alvinegro. Porém, a possível mudança de Tite contrariou Tiago: “o Willian está bem, mas eu vou com a cara do Dentinho, ele decide nas finais”.

Único brasileiro que restou na disputa da Libertadores, o Santos ainda não sabe se vai ao campo com seu time principal. Arouca e Léo se contundiram no último jogo contra o América do México e se juntaram a Elano no departamento médico. Os três são dúvida para o duelo de domingo.

Até quem torce para um time que já está eliminado da competição vai acompanhar a final entre alvinegros. O palmeirense Aparecido Souza afirma que esperava que o Verdão estivesse na final, mas como isso não é possível Aparecido vai torcer pro Peixe: “eu acredito que o Santos vai ser bicampeão, se os meninos da Vila estiverem inspirados não vai dar pro Corinthians, mas clássico e final não tem favorito, todo mundo vai entrar pra valer”.

O título ainda está indefinido, mas é certo que as partidas serão equilibradas e definidas nos detalhes. Pelo lado do Timão, Liedson e o talismã Willian podem fazer a diferença. No Peixe, o trio Ganso, Neymar e Elano pode desequilibrar e ajudar a equipe da Baixada Santista a conquistar seu 19º título estadual.