Reportagem: Vitor Oliveira
O Teatro da USP (TUSP) e a Secretaria de Cultura de Bauru oficializaram uma parceria que deu início a duas atividades culturais na Casa de Cultura Ponce Paz: os projetos Leituras Públicas e Teatro no Cinema.
Já foram realizados dois encontros de Leitura Públicas, Rei da vela, realizada no dia 14 de março, e Eles Não Usam Black Tie, no dia 28 do mesmo mês. Além da exibição e discussão do filme A Viagem do Capitão, que faz parte do projeto Teatro no Cinema.
De acordo com um dos idealizadores do projeto, Francisco Peres, mais conhecido como Xico, a discussão das obras é o ponto forte do projeto. “As perspectivas atuais não são montar uma oficina para aprendizagem de uma técnica ou outra, e sim um espaço de diálogo e criação. As pessoas vêm aqui não para aprender uma técnica, mas para discutir ideias artísticas”, comenta Xico.
Xico acrescenta ainda que a ideia não é dar uma aula de história do teatro ou cinema, mas colocar as pessoas em contato com um material artístico, uma vez que, há uma defasagem em Bauru no que se refere a encontrar textos e filmes diferentes para assistir.
O idealizador do projeto comemorou a reação das pessoas presentes no evento, apesar do número de participantes não ter sido tão elevado. “Tivemos um público pequeno, apesar da divulgação bacana. Mas as pessoas que vieram, vêm constantemente. Temos em média 7 ou 8 pessoas por evento e umas 3 ou 4 que vêm sempre. As pessoas saem daqui alegres, mais motivadas e, como elas mesmas que lêem o texto, podem fazer parte da história, deixando de ser uma coisa que elas vieram apenas ouvir.”
O próximo projeto acontece no dia 11 de abril, quando ocorre a exibição do filme Poderosa Afrodite, de Woody Allen; toda a população bauruense está convidada por Xico e Paulo Barreto, idealizadores do projeto. “As pessoas de bauru precisam começar a exercer um direito muito sério que é o direito à cultura; é a partir dela que se começa a discutir outras coisas do cotidiano. Da mesma forma que o projeto procura chegar à população esperamos que a população venha até o projeto.” Os encontros são realizados todas as segundas-feiras às 19h na Casa de Cultura Ponce e Paz com entrada gratuita.
Serviço
Casa de Cultura Ponce e Paz
Rua Antonio Alves, 9-10, Centro
Telefone: (14)8174-6273
Nenhum comentário:
Postar um comentário