Pesquisar este blog

terça-feira, 26 de abril de 2011

Monteiro Lobato e suas histórias

Em 18 de abril de 2011 o escritor completaria 129 anos


Reportagem: Vitor Peruch


No dia 18 de abril de 1882 nascia em Taubaté, o advogado, caricaturista, jornalista, editor e um dos principais escritores da literatura brasileira, José Bento Renato Monteiro Lobato.

Em sua homenagem, foi criado o Dia Nacional do Livro Infantil, comemorado todo dia 18 de abril, desde 2002, instituído pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso.

O site de pesquisa Google homenageou a data com uma ilustração dos personagens da boneca Emília e do Visconde de Sabugosa de "O Sítio do Pica-Pau Amarelo" e também criou um logotipo especial para exaltar o aniversário do escritor.

Nas redes sociais Monteiro Lobato também foi comentado e no Twitter Barsil teve seu nome nos trending topics do dia 18 de abril.

Os livros que popularizaram o escritor foram “Saci Pererê: Resultado de um Inquérito” em 1918 e “A Menininha do Narizinho Arrebitado”, em 1920.

A maioria das histórias de seus livros infantis se passava no Sítio do Pica-Pau Amarelo; um sítio no interior do Brasil, tendo como personagens Dona Benta, Narizinho, Pedrinho, a empregada Tia Nastácia, a boneca irreverente Emília e o aristocrático boneco de sabugo de milho Visconde de Sabugosa.

O Sítio do Pica-Pau Amarelo foi, talvez, o maior sucesso de Monteiro Lobato e está presente até hoje na memória de alguns jovens.

Monteiro Lobato foi marcado por ser um escritor tradicionalmente voltado para o público infantil, mas sua obra publicada para adultos tem uma vasta lista de livros como Jeca Tatu, Urupês, Problema Vital e Zé Brasil.

Monteiro Lobato morreu em 1948, em São Paulo de espasmo cerebral e não chegou a ver a primeira edição do Sítio do Pica-Pau Amarelo na TV brasileira, que foi ao ar em 1952.

Para matar as saudades:


Nenhum comentário:

Postar um comentário