Será que você se lembra do ritmo que marcou a década de 70, invadiu as rádios e fez os românticos cantarem mais alto?
Reportagem: Vitor Peruch
Reginaldo Rossi, Odair José, Sidney Magal, Waldick Soriano, Nelson Ned, o colecionador de calcinhas Wando, entre outros formavam os chamados cantores bregas.
A denominação do ritmo música foi bem contestada pela maioria deles. Para muitos, “brega” não é um ritmo musical, apenas um termo pejorativo criado pela mídia. Entretanto o nome Brega pegou e o termo pejorativo virou uma rotulação musical.
A Brega Music, ou simplesmente Música Brega é uma vertente musical romântica, com arranjos simples e com grande apelo sentimental.
A origem da música Brega é algo muito discutido. Sabe-se que surgiu no nordeste brasileiro e, provavelmente, durante a década de 60. Mas foi na década de 70, com o surgimento da Jovem Guarda que a Brega Music começou a explodir.
Reginaldo Rossi, por exemplo, foi líder de uma banda da Jovem Guarda bem antes de seus sucessos explodirem, a banda The Silver Jets.
A música Brega e o pessoal “descolado” da Jovem Guarda se equiparavam em muitos aspectos; porém, houve, talvez, uma divisão territorial em que os cantores românticos exacerbados do nordeste eram os Bregas e os do resto do país eram apenas românticos que embalavam grandes multidões.
Já na segunda metade da década de 70, outro tipo de música Cafona surgiu com artistas como Gretchen e Sidney Magal. Roupas extravagantes, gestos sensuais, canções um pouco mais animadas, mais ainda com as letras românticas, dolorosas e bem simples tomaram conta dos palcos. Surgiram novos Hits musicais como "Sandra Rosa Madalena", "O Meu Sangue Ferve por Você", "Melô do Piripipi" e "Conga La Conga".
Na década de 90 e nos anos 2000, o já ultrapassado Brega começou a ser regravado por artistas que estavam em alta na mídia. Foi o caso da banda Los Hermanos que regravou “Eu vou tirar você desse lugar”, de Odair José e, Caetano Veloso que regravou “Você não me ensinou a te esquecer”, de Fernando Mendes.
Apesar dos Bregas, muitas vezes, serem tachados como cantores banais e simples, obtiveram seu merecido reconhecimento. Odair José, um dos defensores do fim do termo Brega, ganhou em 2000 o álbum tributo do qual participaram artistas como Pato Fu, Mundo Livre S/A e Zeca Baleiro
Nenhum comentário:
Postar um comentário